quarta-feira, janeiro 05, 2011 By: Anônimo

Jardim Botânico Rio de Janeiro



           O Jardim Botânico do Rio de Janeiro (www.jbrj.gov.br) foi inaugurado por D. João VI em 13 de julho 1808. Inicialmente teve como objetivo aclimatar as especiarias vindas das Índias Orientais.
           Encantado com a exuberância da natureza do lugar, aí D. João instalou o Jardim, que em 11 de outubro do mesmo ano, passou a Real Horto. Por um erro histórico acreditava-se que as primeiras plantas tinham sido trazidas do Jardim Gabrielle, de onde vieram muitas plantas, principalmente durante as guerras napoleônicas. Porém o Jardim Gabrielle era nas Guianas e as primeiras plantas que chegaram aqui vieram, na verdade, das ilhas Maurício, do Jardim La Pamplemousse, por Luiz de Abreu Vieira e Silva, que as ofereceu a D. João. Entre elas, estava a Palma Mater.
           Aberto à visitação pública após 1822, o Jardim teve muitos visitantes ilustres: Einstein, a Rainha Elisabeth II do Reino Unido e muitos outros.
          Abriga o Herbário RB (Herbário Rodrigues Barbosa)  que abrange fungos e plantas, no total de 500.000 amostras, incluindo as Coleções Históricas adquiridas no século passado por D.Pedro II, Imperador do Brasil.

Fonte: www.jbrj.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.