sexta-feira, fevereiro 18, 2011 By: Anônimo

Horta Facil


           A implantação da Botânica como hortas em escolas, comunidades tem alcançado grande importância educacional e econômica. Esta iniciativa passa não só pela criação de espaços verdes dinâmicos mas também pela promoção do contato com a Natureza e de hábitos saudáveis que levam o, aluno, professor e demais indivíduos a aprender agricultura biológica. Para o auxílio, planejamento e gerenciamento, destas hortas utilizamos o programa Horta Fácil.
            O Programa Horta Facil é um software de uso livre foi desenvolvido pelos pesquisadores Wilson Roberto Maluf (Universidade Federal de Lavras), Thiago Conrado (Universidade Estadual de Maringá), Ernani Clarete da Silva (Universidade Federal de São João Del Rei) e Luiz Antônio Augusto Gomes (Universidade Federal de Lavras). Teve como apoio a FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). 
            É destinado ao gerenciamento de hortas de qualquer porte: comerciais, domésticas, escolares e comunitárias, desenvolvido a horticultores, extencionistas e demais profissionais envolvidos com a finalidade de planejar e manejar uma produção de hortaliças pré-programada e contínua no longo do tempo. 
           O Software possibilita o dimensionamento da área a ser cultivado, o número e a dimensão dos módulos de cultivo para cada hortaliça, podendo utilizar uma quantidade variável de espécies de hortaliças em uma mesma horta. Através do mesmo, os cálculos são realizados a partir de um modelo de cultivo que contem o ciclo fenológico, espaçamento recomendado, e a produtividade esperada para cada hortaliça que estão presentes no banco de dados do software, que podem ser modificadas afim de fornecer dados realistas para condições locais específicas. Possui em seu banco um calendário de cultivo que permite a indicação de tarefas a serem realizadas, as necessidades de área e de água para a horta, otimiza a escala de produção garantindo a quantidade correta de cada hortaliça a ser colhida semanalmente, para evitar excessos ou falta de produção, podendo também a impressão dos relatórios.


Fonte: Revista Plasticultura, Ano IV - Nº 15 - Nov/Dez 2010,pag -06

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.