A morfologia do sistema caulinar é determinada pelo tipo de ramificação apresentada, sendo os principais tipos (Ferri, 1970):
1) SISTEMA MONOPODIAL
O crescimento do caule se dá pela atividade de uma única gema apical, que persiste por toda a vida da planta. O eixo caulinar primário formado por tecidos derivados de uma única gema apical, é mais desenvolvido que os demais e cresce verticalmente, enquanto, os ramos laterais têm crescimento oblíquo e são menos desenvolvidos, como se vê na maioria dos pinheiros.
2) SISTEMA SIMPODIAL
Várias gemas participam da formação de cada eixo. Isto acontece porque a gema apical cessa a sua atividade, sendo logo substituída por uma gema lateral, que passa a atuar como principal, e assim por diante, ou porque o eixo principal perde a sua dominância sobre os ramos laterais. O eixo principal é formado por tecidos originados das diversas gemas que se substituem gradativamente. Enquadram-se neste grupo a maioria das árvores.
Fontes:
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Morfofisiologia_vegetal/morfovegetal3.phpCASTRO, W.S.; LIMA, C.C.A.; SILVA, L.J. Apostila de morfologia externa vegetal.Universidade Federal de Uberlândia – Instituto de Biologia, 2006.
FERRI, M. G. 1970. Botânica - Morfologia Externa das Plantas (Organografia). São Paulo: Edusp.
1 comentários:
Muito boa sua publicação, só uma dica sobre a referência, colocar a data de acesso do site http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Morfofisiologia_vegetal/morfovegetal3.php.
Parabéns,
Rodrigo Deda, Agronomia 2012
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.