Família: Convovulaceae - Origem: Continete americano
Descrição Morfológica: Planta herbácea trepadeira podendo atingir até 3 m de comprimento. Sua coloração e suas flores são de aparência vistosa. Raiz principal pivotante. Planta anual com reprodução por sementes. Adaptação em qualquer tipo de solo, com ou sem insolação.
Distribuição: Planta frequente em todas as regiões do Brasil, contendo mais de 140 espécies distribuídas por todo país.
Plântula: Cotilédones com a parte frontal divida em dois lobos bem definidos, com nervuras proeminentes.
Folhas: São simples e ocorrem ao longo do ramo, contendo um longo pecíolo. O limbo é de aparência cordiforme ou trilobadas, podendo conter variada quantidade de lobos bem definidos. Coloração verde, com pequenos pêlos ou glabra.
Caule: Cilíndrico com pêlos, ramificado, com 1-4 mm de diâmetro e podendo alcançar 3 m de comprimento. Sua coloração varia entre o verde e o vermelho. Normalmente são trepadeiras, e bastante volumosas.
Sementes: Normalmente com formato ovóide ou subgloboso; superfície ou com pequenos pêlos, lisa ou levemente enrugada. Sua coloração é escura, variando entre o marron e preto.
Inflorescência: Os capítulos se dão a partir de longos pedúnculos, com brácteas de coloração verde. Sobre estes há flores com 5 pétalas, com cores variadas, dependendo da espécie, no formato campanulado.
Importante: Forte competidora com culturas anuais, e extremamente agressiva, dificultando a colheita.
Fonte: http://panorama.cnpms.embrapa.br/plantas-daninhas/identificacao/folhas-largas/corda-de-viola-ipomoe-sp
0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.